jpark
News

▸ Saída do 2PM

No dia 4 de Setembro de 2009, artigos surgiram na internet a respeito dos postes antipatriotas do Jaebum de 2005 em sua conta pessoal do Myspace, no qual ele expressou o seu desagrado por sua vida na Coreia quando ainda era um trainee. Isso causou uma explosão de raiva dos internautas, incluindo pedidos para que ele saísse do país bem como petições de suicídio que tiveram 3000 assinaturas antes de serem fechada. Jaebum enviou um pedido de desculpas sobre esse assunto. Embora os manifestos indignados exigiam que Jaebeom deveria perder sua posição como membro do 2PM, o CEO da JYPE, Park Jin-young declarou no dia 7 de Setembro que ele iria continuar fazendo parte do grupo. No dia seguinte, Jaebeom anunciu em seu fancafe official que ele estava saindo do grupo e retornando para os Estados Unidos, com planos de voltar para a escola e melhorar seu entendimento de música. Ele também se desculpou com os outros membros do 2PM por não ter sido um bom líder e irmão mais velho para o grupo. Park Jin-young confirmou que o 2PM iria continuar como um grupo de 6 membros. Adicionalmente, devido ao assunto sensível da saída de Jaebeom, todos os membros do 2PM foram retirados de suas aparições regulars nos programas de variedades, e o episódio final de seu reality show "Wild Bunny" foi adiado indefinitivamente. Forçados a continuarem com as preparações, os 6 membros refilmaram o seu clipe para "Heartbeat" sem Jaebum no dia 31 de Outubro de 2009. Durante a conferência de imprensa foi revelado que os vocais de Jaebum não iriam ser removidos das músicas anteriores que ele promoveu com o 2PM, mas ele iria estar completamente ausente nas novas músicas. O primeiro álbum do 2PM foi intitulado "1:59PM", no qual os membros declararam em uma entrevista que isso seria para representar a ausência de Jaebeom. Através do discurso da aceitação para "Again & Again" em uma premiação de final de ano, os membros fizeram um agradecimento especial ao Jaebum, dando ênfase aos seus desejos pelo retorno de seu líder no M.net Asian Music Awards, o grupo prestou uma homenagem ao Jaebum durante sua performance de "Again&Again" com um show de luzes na posição onde Jaebum costumava a dançar e sua parte na música foi deixada. Em um apoio adicional ao lugar de Jaebum no grupo, os seis membros do 2PM também decidiram distribuir os lucros do 1º álbum com ele, enviando para o Jaebum um valor dividido igualmente dos lucros.

Em Dezembro de 2009, houve conversas sobre o possível reality show para Jaebum em um formato similar ao "IVY BACK" Ivy se a decisão pelo seu retorno fosse confirmada. Informações sobre uma coletiva de imprensa planejada para 24 de Janeiro de 2010 sobre a situação de Jaebeom foi vazada para a imprensa, mas foi negada pela JYP Entertainment.


▸ 𝐀𝐏𝐎𝐈𝐎 𝐃𝐎𝐒 𝐅𝐀̃𝐒
Após o retorno de Jaebum aos Estados Unidos, fãs chocados mudaram suas perspectivas sobre o assunto quando eles descobriram que as mensagens de Jaebum no MySpace foram mal traduzidas e tiradas fora do contexto. Muitos protestos e projetos foram imediatamente colocados em ação, com o destino de informar a JYP Entertainment e o público geral sobre o enorme apoio pelo retorno de Jaebum ao 2PM.

Boicotes nos produtos que o 2PM fazia propaganda e protestos pelo retorno de Jaebum ao grupo começaram a tomar lugar, não somente nacionalmente na Coreia do Sul mas internacionalmente. Vários fóruns e fancafes do mundo todo criaram, organizaram, realizaram e depois publicaram protestos silenciosos e flash mobs com as músicas do 2PM. Fãs internacionais também arranjaram dinheiro para o projeto Jay Sky Banner, um banner aéreo que iria cruzar o céu de Seattle às 2:00PM com a mensagem "J, WHAT TIME IS IT NOW?". A Tv local de Seattle, KOMO News, fez uma breve transmissão sobre o evento.

Várias comunidades de fãs do 2PM também contribuíram para várias instituições de caridade em nome do Jaebum. Um grande fã club coreano Underground doou um total de $10,000 USD para uma fundação de crianças no Haiti em nome de "Pessoas Esperando pelo Leadja do 2PM Park Jaebum". Sites de fãs internacionais também organizaram campanhas de caridade com comunidades americanas baseadas no 2AM e 2PM doando $1,000 USD para enviar livros para adotados na Coreia. Em Maio de 2010, foi reportado que o Underground teria em torno de $64,000 através de 10 diferentes instituições de adoção e fundação de crianças.

Em vários momentos, Jaebum foi o número um no trending topic do Twitter, até mesmo ultrapassando o Oscar no dia 8 de Março de 2010. A base de fãs de Jaebum revelou que eles planejavam lançar um álbum produzido por eles mesmos em honra de Jaebum no dia 27 de Março de 2010, "comemorando" os 100 dias desde sua saída da Coreia. No entanto, pelo fato do álbum ter sido preparado desde Janeiro, durante o momento onde a opinião pública sobre o 2PM tinha mudado, os fãs decidiram que seria melhor não lançar os CDs, ao invés eles enviaram 10 a 20 copias para a cidade natal de Jaebeom em Seattle. No dia 25 de Fevereiro de 2010, dois dias antes de uma conferência com os fãs do 2PM, JYP Entertainment anunciou em seu site oficial que o contrato de Jaebeom foi permanentemente terminado, declarando que em Dezembro o Jaebeom confessou um erro ainda pior do que o incidente do MySpace durante as promoções de "Again& Again" que consequentemente levou a suspensão imediata de seu retorno ao 2PM. O anúncio também revelou que os 6 membros restantes do 2PM tinham concordado unanimemente com o término no começo de Janeiro. O público reagiu com choque, raiva e descrença. Um dos motivos para a reação foi o posicionamento do “erro” de Jaebeom, nenhuma explicação foi dada exceto que foi um erro grande o suficiente para banir ele do grupo e para não ser mencionado, um erro moral mas não criminal. O público também estava com raiva porque o anúncio foi feito há quase dois meses após a decisão, um momento no qual os fãs eram continuamente tranquilizados sobre o lugar de Jaebum no 2PM.

Muitos expressaram ódio intenso e decepção com os restantes dos membros, condenando suas ações como uma traição ao Jaebum, a base de fãs e a imagem de irmandade do 2PM. A maioria da repercussão atingiu dois membros em particular, Ok Taecyeon e Jang Wooyoung, ambos tinham recentemente voltado para os programas de variedade após uma longa ausência; fãs com veemência exigiam que ambos saíssem de seus respectivos programas.

A conferência foi realizada no Garden Five em Seoul, Moonjung-dong no dia 27 de Fevereiro de 2010 com os seis membros do 2PM e Jung Wook, CEO da JYPE, presentes para responder diretamente perguntas de 87 representantes das maiores comunidades de fãs do 2PM. Não foi permitido câmeras e reporters no salão da conferência (embora o audio foi gravado e mais tarde vazado na internet), onde o encontro durou 4 horas. Esclarecimentos foram feitos sobre a saída de Jaebum e que as atividades futures do 2PM como seis membros não afetadas. No entanto, o conteúdo do suposto erro de Jaebum não foi revelado, resultando em uma resposta severamente negativa de todos os fãs bem como um antagonismo imenso para os membros (exceto Nichkhun) pelas suas respostas a respeito de Jaebum.
DEMISSÃO DA JYPE
No dia 25 de fevereiro de 2010, a JYPE anunciou que eles encerraram seu contrato com Jay Park permanentemente com a unanime concordância dos outros seis membros do 2PM. A empresa citou um erro moral, mas não ilegal, que ele havia admitido em dezembro do ano anterior. Nenhuma outra explicação foi oferecida, apesar das garantias anteriormente dadas pela JYPE afirmando a permanencia de Jay Park no 2PM, incluindo a publicidade para o primeiro album do grupo 1:59PM, que afirmava para o publico e para seus fãs que o 2PM sem Jay Park estava incompleto.

▸𝐅𝐈𝐌 𝐃𝐎 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐀𝐓𝐎 𝐂𝐎𝐌 𝐀 𝐉𝐘𝐏
Na conferência dada aos jornalistas e fãs, a JYPE continuou sem dar explicações suficientes sobre o caso, despertando ceticismo em relação aos motivos por trás da recisão de contrato do líder do grupo. A respeito desse assunto, em junho de 2010, Jay Park declara aos seus fãs "Diante de Deus, diante da minha familia e diante de todos os meus fãs, se eu puder ser considerado um homem honrado, isso é suficiente."