joshhutcherson

News

{( ‣ ■■ Jogos Vorazes 🐦

Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura, Jogos vorazes é o novo fenômeno da literatura jovem. Com um mote surpreendente, o livro, que está há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, ganhou elogios de Rick Riordan, Stephenie Meyer e outros formadores de opinião e rendeu à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time.

                         Sinopse:
Ambientado num futuro sombrio, Jogos vorazes é pioneiro de uma tendência que vem ganhando força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. Primeiro volume de uma trilogia, o livro narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída sobre as ruínas de um lugar anteriormente conhecido como América do Norte. Com sua narrativa ágil e ousada, Jogos Vorazes foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem atraindo leitores de diversas faixas etárias.

Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.

Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.

Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade do espetáculo atual e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.

                         Lançamento Ao Redor do Mundo:
O livro foi editado pela Scholastic e lançado nos Estados Unidos em 14 de setembro de 2008 com o nome de The Hunger Games. O lançamento do primeiro livro da série no Brasil aconteceu apenas dois anos depois, em setembro de 2010 pela Rocco.

                         Informações Importantes:
A editora Scholastic adquiriu a trilogia de Suzanne Collins num acordo de seis dígitos pela agente Rosemary Stimola em 2006, e Jogos Vorazes rapidamente se tornou um favorito interno. “Normalmente um editor prende o manuscrito contra o peito e não compartilha até que tudo esteja absolutamente perfeito, mas esse veio num formato tão bom,” diz David Levithan, diretor editorial executivo da Scholastic. “Queríamos passar para o maior número de pessoas o mais rápido possível.”

Antes mesmo de ser lançado, o manuscrito de Jogos Vorazes foi distribuído pela Scholastic para livreiros, adolescentes e Book Sense. A recepção foi boa. “É tão acessível quanto Harry Potter,” disse Carol Chittenden, dona do Eight Cousins em Falmouth, Massachusetts, e compradora de livros infantis na BookStream, que virou fã logo. “Será um grande livro.” Heather Doss, compradora de livros infantis no Bookazine, disse, “É uma daquelas leituras em uma tacada só até 2 da manhã em que você culpa seu representante no dia seguinte por não ter dormido.”

Jogos Vorazes se tornou imediatamente um bestseller na lista do jornal norte-americano New York Times. Chamado de “viciante” pelo escritor Stephen King em uma crítica para a revista Entertainment Weekly e de “incrível” por Stephanie Meyer em seu site, o livro foi nomeado um dos livros mais notáveis de 2008 pelo New York Times.

                         Resumo (CONTÉM SPOILERS):
O primeiro livro, Jogos Vorazes, assim como as outras duas sequências, Em Chamas e A Esperança, é dividido em três partes. Em Jogos Vorazes, a primeira parte é dedicada principalmente a uma apresentação dos principais personagens da série, ao cotidiano de Katniss, protagonista, e à Panem, país onde se passa a história e que um dia já foi a América do Norte.

A primeira parte é chamada de “Os Tributos”. Além de apresentar ao leitor o mundo de Katniss, é contada a história dos Jogos Vorazes e da Capital e os personagens principais são descritos nessa primeira parte do livro.

“Os Jogos”, a 2a parte, é basicamente uma preparação para o desfecho do livro. Dedica-se sobre o desenvolvimento da 74a edição dos Jogos, à sobrevivência de Katniss na arena e às suas conclusões sobre Peeta, Rue e vários outros personagens.

“O Vencedor” é o desfecho do primeiro livro da trilogia. É onde Katniss vence os Jogos, junto com Peeta, desafiando a Capital com as amoras-cadeado. Esse ato é o que faz com que os outros dois livros da série venham a seguir. Se não fosse por esse ato rebelde, os Jogos terminariam e teríamos um vencedor que nunca foi contra a Capital.

• Leia Sobre EM CHAMAS e A ESPERANÇA.