consciencia_animal
Visitors

Today: 8
Week: 29
Total: 170.556

News

PARA QUEM SÓ DESEJA ANIMAIS DE PEQUENO PORTE PARA APARTAMENTO

(Animais Carentes ES) ANIMAIS PARA APARTAMENTO

PARA QUEM SÓ DESEJA ANIMAIS DE PEQUENO PORTE PARA APARTAMENTO


A QUESTÃO DO ESPAÇO

Existe um mito de que a felicidade do cachorro é diretamente proporcional ao tamanho do seu quintal. Isso não é necessariamente verdade!
A questão do espaço envolve dois aspectos principais. Em primeiro lugar é certo que o cão tem essência de explorador e necessidade natural de investigar o ambiente o que envolve desafios e exercícios. E ter um ambiente à disposição para explorar e realizar exercícios físicos satisfatórios – como correr, pular, explorar, cavar, nadar etc. – certamente envolve espaço físico. Em segundo lugar o cão é um animal extremamente social e tem necessidade natural de convívio estreito com seu grupo. O cão não explora o dia inteiro é de sua natureza descansar uma boa parte do tempo e isso ele prefere fazer próximo aos seus companheiros.

Dessa formado ponto de vista do cão ele será tão mais feliz quanto mais puder desfrutar de três coisas:
1) Da convivência intensa com seus donos independentemente do fato do seu quintal ser ou não grande
2) De um ambiente estimulante o que está muito mais relacionado ao enriquecimento do ambiente com novidades do que ao tamanho do espaço.
3) Exercícios físicos freqüentes que podem ser realizados por meio de passeios diários. Passeios com o dono são mais estimulantes para o cão pois gasta-se energia com interação.

Existem cálculos que estimam o espaço mínimo necessário de que um cão precisaria – por exemplo um metro quadrado para cada quilo de peso. No entanto essas medidas são direcionadas às construções de canis onde o cão irá ficar a maior parte do tempo. Quando habita em uma família devemos considerar como espaço o acesso total que o cão terá a casa como sala cozinha quartos e não somente o quintal.
Analisando dessa forma em geral o espaço mínimo é contemplado. Porém como ressaltamos espaço não significa felicidade para o cão. O importante é ter consciência de que o bem-estar dele estará relacionado com as possibilidades de interação oferecidas pelo dono e com estímulos e exercícios físicos em qualquer lugar que seja.

Aqui aproveitamos para lançar uma pergunta crucial: é justo então manter um cão num apartamento? A resposta é: claro! A diferença entre uma casa e um apartamento é apenas a facilidade que se terá para levar o cão para fora. Em ambos os casos ele ficará próximo à família na maior parte do tempo mesmo se estiverem assistindo à televisão ou trabalhando no computador. Nenhum cão utiliza o quintal como parque ou academia se não for estimulado através de companhia e de desafios. Por isso tanto em casa como em apartamento a família não estará livre da responsabilidade de levar seu cão para fazer exercícios!
Outra questão importante a ter em mente é que querer um cão é querer conviver e convivência vem junto com a capacidade de ceder dividir e estar disposto a transformações. Isso inclui mudanças de comportamento e algumas vezes alterações no espaço físico como reservar ao cão um espaço da varanda para um banheirinho confortável.

Por fim enxergamos que a questão de espaço está muito mais relacionada à qualidade da educação e do enriquecimento ambiental oferecido do que o numero de metros quadrados. Hoje em dia auxiliamos muitos donos a estabelecer limites claros de convivência e atender a todas as necessidades de limpeza exercícios estimulação e sociabilização do animal. Dessa forma ao se comprometerem com a educação do seu cão eles conseguem conviver em harmonia até nos menores dos apartamentos. Aquele dono que tem um jardim de mansão e por isso julga que não é necessário maior investimento em educação e limites para seu cão acaba cedo ou tarde tendo que lidar com alguma questão séria de convivência.

Retirado do livro “cão de companhia” de Alexandre Rossi e Alida Gerger
--
contas para depósito:
Caixa Economica ag. 0167 conta poupança (013) 173592-7 Leilane Simonetti
Banco do Brasil ag. 1609-8 conta corrente 57657-3 Leilane Simonetti
ou através do paypal com cartão de crédito:
https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr?cmd=_s-xclick&hosted_button_id=926Q8ZLGNTKH8
---

Para postar nesse grupo, envie um e-mail para [email protected].
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.