consciencia_animal
Visitors

Today: 19
Week: 46
Total: 170.573

News

Médico opera gorila que sofria de sinusite nos EUA

Médico opera gorila que sofria de sinusite nos EUA


Um gorila do Parque Zoológico de Woodland, em Seattle (EUA), foi operado por um médico especialista e agora está curado de uma sinusite que o fazia sofrer desde fevereiro deste ano.

Os funcionários do zoológico contam que desde fevereiro notaram que o gorila Vip vivia com o nariz escorrendo. Desde então, os sintomas só pioraram, apesar da administração de antibióticos. A administração de Woodland resolveu procurar um médico especializado em ouvido, nariz e garganta, ou seja, um otorrinolaringologista.

“Há semelhanças suficientes entre um humano e um gorila para que um médico pudesse atender ao macaco”, disse o curador do Parque Zoológico de Woodland, Martin Ramirez. Já havia a desconfiança de que o animal sofresse de sinusite, mas era preciso descartar a possibilidade de alergia ou até mesmo de um tumor – o que levou a direção a procurar um médico.

O gorila Vip nasceu em um zoológico na Holanda e se mudou para Boston antes de chegar a Seattle, em 1996. Ele tem 35 anos e pesa 192,7 quilos.

Ele foi atendido por Greg Davis, professor associado da Universidade de Washington em otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço, e também diretor de Rinologia e cirurgia endoscópica da base do crânio. “Vip foi ótimo nos exames iniciais”, conta o médico. “Ele nos deixou dar uma boa examinada no seu focinho”.

O médico fez fotos e coletou material do focinho do gorila. Após a realização de exames, Davis apontou a necessidade de realizar a cirurgia.

O procedimento durou quatro horas. Vip está em observação, apesar de já conseguir respirar pelo nariz – com tranquilidade, após tantos meses. (Fonte: UOL)

Extraído do site: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2014/09/04/108480-medico-opera-gorila-que-sofria-de-sinusite-nos-e
ua.html