consciencia_animal
Visitors

Today: 11
Week: 51
Total: 170.578

News

Pinguim encontrado na Ilha do Mel/PR já apresenta melhoras

Pinguim encontrado na Ilha do Mel/PR já apresenta melhoras

O pinguim encontrado no último dia 20 na Ilha do Mel, no litoral do Paraná, está sendo tratado por profissionais no Aquário de Paranaguá e já apresenta melhoras. De acordo com o biólogo Igor Izo, o animal engordou 150 g desde a sua chegada ao Aquário. “Ele registrava uma temperatura corporal muito baixa e estava debilitado e fraco. Ele também tinha óleo nas penas”, conta Izo. “Agora ele já se mantém em pé e dá umas voltinhas, mas a temperatura ainda oscila muito”, explica o biólogo.

O pinguim é da espécie Magalhães, comum na região da Patagônia, na Argentina. A temperatura corporal normal para essa espécie é de 39,5ºC, de acordo com Izo. Atualmente o pinguim apresenta uma temperatura de 38,5ºC. “Já está quase na temperatura ideal”, afirma o biólogo.

O animal está sendo alimentado com sonda alternada com soro e papa de peixe, seis vezes ao dia. Assim que a temperatura estiver estabilizada, o animal deve receber antibióticos e os biólogos poderão dar banhos no pinguim para a retirada do óleo.

O peso ideal do pinguim é de 3,5 kg e atualmente ele pesa 2,34 Kg. De acordo com Izo, a recuperação do animal deve levar em torno de três meses.

Viagem longa – É comum que pinguins da Argentina venham parar no litoral do Paraná. “Eles às vezes alcançam o Rio de Janeiro. É raro, mas um desses animais já foi encontrado até no sul da Bahia ”, explica. “Com o inverno rigoroso, eles acabam procurando águas mais quentes, então é comum aparecerem no nosso litoral”, justifica.

Caso algum banhista veja um desses animais na praia, o conselho é não se aproximar. “O melhor é ligar para o Ibama ou Polícia Florestal”, diz Izo. Se o pinguim for encontrado no mar, pode ser transportado por uma embarcação até um centro especializado de tratamento. “É um animal selvagem e pode tentar bicar, mas, debilitado, provavelmente não vai investir contra ninguém”, explica. “Tem que tirar ele da água, mas não colocar no gelo nem nada parecido”, alerta o biólogo.

Entenda o caso – O pinguim foi encontrado na Ilha do Mel, no dia 20 de agosto, por mergulhadores. “O pinguim se aproximou querendo subir no navio para descansar”, disse Izo. Ele foi levado ao Aquário de Paranaguá, para receber os cuidados necessários, pois estava fraco, com a temperatura corporal muito baixa e com óleo nas penas. (Fonte: Gazeta do Povo/PR)

Extraído do site: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2014/09/03/108456-pinguim-encontrado-na-ilha-do-melpr-ja-apresenta
-melhoras.html