americanhorrorstorybr
News

■ Hotel

American Horror Story: Hotel é a quinta temporada da série de televisão American Horror Story da FX. Estreou em 7 de outubro de 2015. A série foi renovada em Outubro de 2014, com o subtítulo Hotel sendo anunciado em fevereiro de 2015. Hotel marca a primeira temporada que não dispõe da presença da veterana Jessica Lange. Voltando ao elenco de temporadas anteriores da série incluem: Evan Peters, Sarah Paulson, Denis O'Hare, Lily Rabe, Kathy Bates, Angela Bassett, Chloë Sevigny, Finn Wittrock, Wes Bentley, Mare Winningham, Matt Bomer, John Carroll Lynch e Anthony Ruivivar, juntamente com os novos membros do elenco: Lady Gaga, Cheyenne Jackson e Max Greenfield. Rompendo com o formato antológico de Freak Show, a temporada está interligada à primeira temporada, denominada Murder House e Coven, aparecendo como recorrentes os personagens Dr. Charles Montgomery (Matt Ross), proprietário original da casa, a corretora de imóveis Marcy (Christine Estabrook), a medium Billie Dean Howard (Paulson) e a bruxa de Coven, Queenie (Gabourey Sidibe)

O enredo gira em torno do enigmático Hotel Cortez em Los Angeles, Califórnia, que chama a atenção de um detetive de homicídios (Bentley). O Cortez é o anfitrião do estranho e do bizarro, liderada pela sua proprietária, a Condessa (Lady Gaga), que é uma vampira fashion. Esta temporada apresenta duas ameaças de morte sob a forma do Assassino dos Dez Mandamentos, um serial killer que justifica suas ações, de acordo com os ensinamentos bíblicos; e O Demônio do Vicio, que percorre o hotel, armado com um vibrador em forma de broca.

De acordo com os criadores Brad Falchuk e Ryan Murphy, tematicamente Hotel é muito mais sombria que as temporadas anteriores. A inspiração veio de antigos filmes de terror ambientados em hoteis e de hoteis reais situados no centro de Los Angeles com uma reputação de eventos sinistros, incluindo o The Cecil. O ciclo também marca um retorno das filmagens em Los Angeles, onde as duas primeiras temporadas foram gravadas. Hotel dispõe de um dos maiores sets da história da série, com o desenhista de produção Mark Worthington construindo dois ambientes em estúdio, incluindo um elevador e uma escadaria. A partir de julho de 2015, a FX lançou uma campanha de marketing para a série, com a maioria dos trailers e teasers divulgando o envolvimento de Gaga.

Sipnose
John Lowe (Wes Bentley) é um detetive que tem seu casamento com a médica Alex Lowe (Chloë Sevigny) abalado após o desaparecimento de seu filho Holden. Ele é atraído para o Hotel Cortez devido a uma série de mortes que estão sendo cometidas por um serial killer cujas vítimas representam a violação de um dos Dez Mandamentos. Misteriosamente, John parece encontrar Holden no hotel. Procurando por mais informações, ele descobre que o hotel foi fundado pelo magnata e assassino em série James Patrick March (Evan Peters), na década 1920, e construído com paredes e corredores secretos, utilizados principalmente para aprisionar e descartar os corpos de suas vítimas. Nos dias atuais, o hotel é regido por Elizabeth, conhecida como "A Condessa" (Lady Gaga), que se alimenta de sangue junto com seu amante Donovan (Matt Bomer) com a ajuda dos funcionários Iris (Kathy Bates), mãe de Donovan, e a barman transgênero Liz Taylor (Denis O'Hare). O hotel também tem o poder de prender a alma das pessoas que morreram em sua propriedade, como a viciada Sally (Sarah Paulson).

Elenco
Principais[editar | editar código-fonte]
Lady Gaga como Elizabeth / A Condessa (12 episódios)
Kathy Bates como Iris (12 episódios)
Sarah Paulson como Sally McKenna / Billie Dean Howard (9 episódios / 1 episódio)
Evan Peters como Mr. James Patrick March (11 episódios)
Wes Bentley como John Lowe (12 episódios)
Matt Bomer como Donovan (11 episódios)
Chloë Sevigny como Alex Lowe (12 episódios)
Denis O'Hare como Liz Taylor (12 episódios)
Cheyenne Jackson como Will Drake (9 episódios)
Angela Bassett como Ramona Royale (9 episódios)

Recorrentes[editar | editar código-fonte]
Mare Winningham como Hazel Evers (11 episódios)
Finn Wittrock como Tristan Duffy / Rodolfo Valentino (6 episódios / 3 episódios)
Lennon Henry como Holden Lowe (7 episódios)
Max Greenfield como Gabriel (3 episódios)
Richard T. Jones como Detetive Hahn (5 episódios)
Shree Coocks como Scarlett Lowe (6 episódios)
Lyric Lennon como Lachlan Drake (5 episódios)
Helena Mattsson como Agnetha (4 episódios)
Kamilla Alnes como Vendela (4 episódios)

Convidados[editar | editar código-fonte]
Naomi Campbell como Claudia Bankson
Gabourey Sidibe como Queenie
Christine Estabrook como Marcy
Lily Rabe como Aileen Wuornos
Seth Gabel como Jeffrey Dahmer
John Carroll Lynch como John Wayne Gacy
Alexandra Daddario como Natacha Rambova
Anthony Ruivivar como Richard Ramirez
Matt Ross como Dr. Charles Montgomery
Darren Criss como Justin
Mädchen Amick como Mrs. Ellison
Roxana Brusso como Dr. Kohan
David Naughton como Mr. Samuels